Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures... Sempre do seu lado!

Criação

Os primórdios da criação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures remontam aos finais do século XIX, com o seu nascimento precisamente na data de 26 de Junho de 1887.

Foi seu fundador e primeiro Comandante, com mais meia dúzia de jovens e outros tantos adultos, ainda com 21 anos de idade, Fernando Augusto de Lacerda e Mello, que fundou a Associação com a designação de “ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.



Tendo sido fundada durante a monarquia foi apanhada pelos tempos conturbados da implantação da República, julgando-se que terá ficado inactiva por volta de 1909.

Guilherme Henrique Soromenho

Em 1913, fazendo jus ao seu símbolo, a fénix, renasceu das próprias cinzas e reapareceu em Loures, agora com a designação de “ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.

 

Apanhada, também, pelos tempos revoltosos da primeira república, ficou inactiva no início dos anos 20 do século passado, tendo voltado a renascer em 10 de Agosto de 1925, por iniciativa do Comandante Guilherme Henrique Soromenho, com o nome de “CORPO AUXILIAR DE BOMBEIROS DE LOURES”.

 

Desde esta última refundação a Associação não teve mais nenhum período de inactividade, tendo vindo a desenvolver-se continuamente.

Estatutos

Mais tarde o seu nome mudou para “CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES” e, por fim, para a sua actual designação de “ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.

 

Durante a sua já longa existência teve diversos Estatutos, que regularam a sua vida associativa em cada momento da sua vida. De acordo com os seus actuais Estatutos, a Associação “… tem como fim manter um Corpo de Bombeiros, destinado ao serviço de incêndios, socorro de feridos e doentes e à protecção, por qualquer forma ao seu alcance, de vidas humanas e bens.”. O seu Corpo de Bombeiros conta actualmente com 124 bombeiros voluntários, actuando na sua Área de Actuação Própria, que abrange as freguesias de Loures e Lousa, bem como a união de freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

A Banda

Para além do Corpo de Bombeiros a Associação “… tem ainda como fim manter uma Banda de Música, destinada a promover a cultura musical junto dos associados e da população em geral.”

 

A Banda de Música, hoje com o nome de Banda de Música da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures, foi fundada em 12 de Novembro de 1897 com a designação de Sociedade Philarmonica Recreio Musical de Loures. Em 1926 passou a integrar a Associação, contando actualmente com cerca de 60 músicos, mantendo também em actividade uma Escola de Música com cerca de 50 alunos.

Promoção de Actividades à Comunidade

A Associação “… tem ainda como fim, embora de forma complementar, desenvolver e promover actividades desportivas, recreativas e culturais, conducentes a uma melhor preparação física, intelectual e moral dos seus associados.” Por isso, ao longo da sua existência a Associação criou, promoveu e manteve muitas outras actividades culturais, recreativas e desportivas, que serviam e ainda servem, quer para angariar receitas, quer para proporcionar alguma vida cultural aos habitantes de Loures e arredores. Hoje mantém diversas actividades – Taekwon-do, Judo, Ballet, Dança Espanhola, Hip-Hop, Kickboxing – no seu Pavilhão Gimno-Desportivo.

A Associação conta, actualmente, com cerca de 4.200 associados efectivos.