Missão

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Loures, enquanto agente de proteção civil, constitui uma unidade operacional, tecnicamente organizada, preparada e equipada para o perfeito exercício das missões que lhe estão atribuídas pelos normativos legais em vigor, da qual se destacam os seguintes serviços:

Para além da emergência pré-hospitalar, protocolada com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Corpo de Bombeiros desenvolve um importante serviço à comunidade, ao assegurar o transporte de doentes, em situação não urgente, para consultas, exames médicos, tratamentos e retornos hospitalares. Trata-se de um serviço de cariz social, que assume grande relevância em termos da quantidade de serviços prestados.

Salientamos no ano de 2021, a celebração dos 134 anos de existência da nossa Associação ao serviço desta comunidade.

Área de Atuação

O concelho de Loures foi criado em 1886, por Decreto Real de 26 de julho. Está inserido na Área Metropolitana de Lisboa, ocupa uma área de cerca de 168 km2 com uma população de 205.054 habitantes (INE – Censos de 2011). 

Conta com a proteção de sete Corpos de Bombeiros – Bucelas, Camarate, Fanhões, Loures, Moscavide e Portela, Sacavém e Zambujal. 

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Loures, de acordo com a legislação atual, cobre uma área de 58,6 Km2 , correspondente a 34,8% da área do concelho, sendo o responsável pelo socorro nas Freguesias de Loures, Lousa e União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, com uma população residente de 62.008 habitantes, equivalente a 34,8% da população do concelho (de acordo com o INE, Censos 2021), designada por área de atuação (AA). 

A área de atuação privilegia o conceito de acessibilidade e proximidade dos meios de socorro, minimizando o tempo de deslocação, favorecendo a eficácia e a eficiência na intervenção, entendendo-se por esse prisma o porquê do posicionamento da sede do Corpo de Bombeiros (CB).

É claramente patente a assimetria na distribuição populacional, 90% concentrada nas Freguesias de Loures e União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, denominada área urbana, contrastando com a Freguesia de Lousa, predominantemente rural e caracterizada por uma mancha florestal envolvente e uma densidade populacional mais reduzida. Em ambos os casos coexistem polos industriais em expansão, algumas das principais redes viárias da AML e inúmeras zonas de interface cuja heterogeneidade implica uma constante necessidade de investimento quer em recursos humanos quer materiais, imprescindíveis à cabal persecução dos fins e atribuições do Corpo de Bombeiros.

Composição do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros está estruturado em duas companhias, com quatro seções, oito brigadas e dezasseis equipas. As secções mantêm um papel importante na missão de estabilidade, motivação e mobilização do Corpo de Bombeiros. 

 

O Corpo de Bombeiros mantém uma força mínima de intervenção operacional, cobrindo as vinte e quatro horas do dia, todos os dias do ano. Esta força mínima de intervenção operacional é assegurada por:

▪ De 2ª a 6ª feira das 20:00 às 07:00;
▪ Sábados e vésperas de Feriado das 20:00 às 08:00;
▪ Domingos e Feriados das 08:00 às 07:00.

Consulte aqui a composição do quadro ativo

Em 31 de Dezembro de 2021 o Corpo de Bombeiros contava, nos seus quadros, com um total de 221 efetivos.