História

 

Os primórdios da criação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures remontam aos finais do século XIX, com o seu nascimento precisamente na data de 26 de Junho de 1887.

Foi seu fundador e primeiro Comandante, com mais meia dúzia de jovens e outros tantos adultos, ainda com 21 anos de idade, Fernando Augusto de Lacerda e Mello, que fundou a Associação com a designação de “ASSOCIAÇÃO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.

Tendo sido fundada durante a monarquia foi apanhada pelos tempos conturbados da implantação da República, julgando-se que terá ficado inactiva por volta de 1909.

Em 1913, fazendo jus ao seu símbolo, a fénix, renasceu das próprias cinzas e reapareceu em Loures, agora com a designação de “ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.

Apanhada, também, pelos tempos revoltosos da primeira república, ficou inactiva no início dos anos 20 do século passado, tendo voltado a renascer em 10 de Agosto de 1925, por iniciativa do Comandante Guilherme Henrique Soromenho, com o nome de “CORPO AUXILIAR DE BOMBEIROS DE LOURES”.

Desde esta última refundação a Associação não teve mais nenhum período de inactividade, tendo vindo a desenvolver-se continuamente.

Mais tarde o seu nome mudou para “CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES” e, por fim, para a sua actual designação de “ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOURES”.

Durante a sua já longa existência teve diversos Estatutos, que regularam a sua vida associativa em cada momento da sua vida. De acordo com os seus actuais Estatutos, a Associação “… tem como fim manter um Corpo de Bombeiros, destinado ao serviço de incêndios, socorro de feridos e doentes e à protecção, por qualquer forma ao seu alcance, de vidas humanas e bens.”. O seu Corpo de Bombeiros conta actualmente com 124 bombeiros voluntários, actuando na sua Área de Actuação Própria, que abrange as freguesias de Loures e Lousa, bem como a união de freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

Para além do Corpo de Bombeiros a Associação “… tem ainda como fim manter uma Banda de Música, destinada a promover a cultura musical junto dos associados e da população em geral.”

A Banda de Música, hoje com o nome de Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, foi fundada em 12 de Novembro de 1897 com a designação de Sociedade Philarmonica Recreio Musical de Loures. Em 1926 passou a integrar a Associação, contando actualmente com cerca de 60 músicos, mantendo também em actividade uma Escola de Música com cerca de 50 alunos.

A Associação “… tem ainda como fim, embora de forma complementar, desenvolver e promover actividades desportivas, recreativas e culturais, conducentes a uma melhor preparação física, intelectual e moral dos seus associados.” Por isso, ao longo da sua existência a Associação criou, promoveu e manteve muitas outras actividades culturais, recreativas e desportivas, que serviam e ainda servem, quer para angariar receitas, quer para proporcionar alguma vida cultural aos habitantes de Loures e arredores. Hoje mantém diversas actividades – ginástica, taekwon-do, ballet, judo, ritmos latinos, salsa, dança oriental e zumba – no seu Pavilhão Gimno-Desportivo.

A Associação conta, actualmente, com cerca de 4.200 associados efectivos.

PrintFriendly and PDF
Share on Facebook

  2 Responses to “História”

  1. Camaradas,

    Gostaria de saber onde poderei ter acesso á vossa historia.

    Visto que estou a fazer um trabalho, mas falta-me o mais importante, a vossa historia inicial.

    Agradeço a vossa ajuda.

    Jorge Macedo

    • Boa noite, esta página está ainda em construção, no entanto, posso informar que está para ser editado um livro comemorativo dos 125 anos que inclui uma história da nossa Associação.

      A actual página dos Bombeiros de Loures é http://www.bv-loures.pt lá poderá encontrar mais informação.

      Obrigado pelo seu contacto